Capa > Home > USP Pirassununga terá o maior Centro de Pesquisas em Nutrologia de Cães e Gatos dentro de uma Universidade na América Latina

Novidades

USP Pirassununga terá o maior Centro de Pesquisas em Nutrologia de Cães e Gatos dentro de uma Universidade na América Latina

Reprodução: projeto do CEPEN PET - Centro de Pesquisas em Nutrologia de Cães e Gatos da FMVZ/USP. Crédito: Escritório de Arquitetura Marcelo Bienzobas.

Reprodução: projeto do CEPEN PET – Centro de Pesquisas em Nutrologia de Cães e Gatos da FMVZ/USP. Crédito: Escritório de Arquitetura Marcelo Bienzobas.

Com investimento total de R$ 2 milhões, o projeto do CEPEN PET é uma doação da empresa PremieR pet à FMVZ/USP para incentivar a pesquisa científica na área de nutrição de cães e gatos. As obras já estão em andamento e a conclusão será no 1º. semestre de 2017.

Pirassununga se destaca como uma cidade acadêmica de ponta, que abriga o maior Campus da USP em extensão territorial: o Campus Fernando Costa. Agora vai se destacar também por oferecer o maior Centro de Pesquisas em Nutrologia de Cães e Gatos dentro de uma Universidade na América Latina!

Quem abraçou o projeto foi a PremieR pet, empresa 100% brasileira, especialista em alimentos de alta qualidade para cães e gatos. A empresa firmou um convênio técnico-científico com a USP e está investindo R$ 2 milhões na construção do CEPEN PET – Centro de Pesquisas em Nutrologia de Cães e Gatos, um espaço com cerca de 1.200m2 localizado dentro do Campus Fernando Costa. Quando concluída, a estrutura será oficialmente doada pela PremieR pet para a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo – FMVZ/USP.

“Temos a inovação em nosso DNA e sempre trabalhamos para incentivar a geração de conhecimento científico na área de nutrição de cães e gatos. Estamos habituados a receber estudantes e pesquisadores no Centro de Desenvolvimento Nutricional – CDN de nossa fábrica em Dourado (SP), considerado uma referência na América Latina. Temos fortes parcerias com Universidades, programas de apoio e patrocínio à pesquisa, e muito orgulho de abrigar um celeiro de novos conhecimentos. Desejamos agora expandir os horizontes e contribuir para potencializar ainda mais a geração de conhecimento científico dentro do universo acadêmico, fazendo com que cada vez mais estudantes tenham acesso a disciplinas teóricas e práticas relacionadas à nutrologia, além de estágios, programas de aprimoramento etc. Por isso estamos investindo na criação do CEPEN PET – Centro de Pesquisas em Nutrologia de Cães e Gatos em Pirassununga, aplicando todo o nosso know-how e em parceria com renomados mestres e doutores na área”, afirma Madalena Spinazzola, diretora de planejamento estratégico e marketing corporativo da PremieR pet.

Projeto inovador

O CEPEN PET – Centro de Pesquisas em Nutrologia de Cães e Gatos da FMVZ/USP trará para o Brasil um modelo bem-sucedido de Universidades Internacionais. “Vamos associar a Iniciativa privada, Universidade e Comunidade, com a realização de pesquisas de alto nível e alto impacto na disciplina Nutrição de Cães e Gatos, que passa a ser obrigatória na grade curricular da FMVZ/USP a partir de 2017”, explica o Prof. Dr. Márcio A. Brunetto, responsável pela disciplina. Brunetto vem acompanhando desde o início o desenvolvimento do projeto e envolveu-se diretamente na coordenação para garantir que a estrutura física atenda todas as necessidades de um espaço de referência internacional.

O CEPEN PET terá aproximadamente 1.200m2 e contará com infraestrutura completa: auditório; salas de aula para pelo menos 80 alunos; dormitórios para alojar com segurança estudantes do Campus São Paulo que se deslocam para os estudos e necessitam pernoitar; escritórios administrativos; sala de reuniões para receber pesquisadores e visitantes do Brasil e exterior; canil e gatil para abrigar entre 20 e 50 animais e a realização de estudos de digestibilidade; laboratório equipado para análises; sala de matérias-primas para armazenamento de alimentos e ingredientes; ambulatório para cuidados e coleta de amostras; sala de banho e tosa para cuidados com os animais.

“Não estamos poupando esforços para garantir uma estrutura completa, moderna, altamente equipada e um ambiente saudável para estudantes e animais, onde todas as necessidades de cuidados e bem-estar serão atendidas segundo rigorosas normas internacionais”, afirma Brunetto.

De acordo com o diretor da FMVZ/USP, Prof. Dr. José Antonio Visintin, o potencial de desenvolvimento do segmento de pet food faz com que a busca por ingredientes alternativos para formulação de alimentos, implementação de novas pesquisas e formação de profissionais qualificados seja crescente. “Dessa forma, a construção de um Centro de Pesquisas nesta área no próprio campus da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP será muito importante para dar as condições necessárias para o desenvolvimento de pesquisas de ponta; desenvolvimento e utilização de novas tecnologias, bem como a formação de especialistas na área de nutrologia de cães e gatos. Além de tudo isso, a infraestrutura será importante para melhorar as condições de ensino e para receber e alojar estudantes provindos de outros estados e países com o intuito de se aperfeiçoar nesta área do conhecimento”, comemora.

Compartilhe
Cão dula modal
X
Premium Ou Super Premium

Todas as rações alimentam o animal, mas nem todas ajudam a manter a saúde, a qualidade de vida e a beleza, pois não possuem as mesmas propriedades. O que muda entre essas categorias?

  • Tabela Comparativa
  • Os alimentos Premium no Brasil

Standard

Premium/Premium Especial

Super Premium

Origem Década de 70 Década de 80 Década de 90 (A PremieR pet foi pioneira)
Níveis
Nutricionais
Mínimos Formulações mais completas e balanceada com níveis nutricionais acima do mínimo recomendado Formulações mais completas, concentradas com níveis nutricionais ótimos
Ingredientes Ingredientes de baixo custo e qualidade Matérias Primas de boa qualidade nutricional Matérias primas de máxima qualidade e presença de ingredientes especiais que promovem benefícios extras à saúde
Formulação Variável Fixa Fixa
Consumo, aproveitamento e volume de fezes Alto consumo, baixo aproveitamento e fezes mal formadas e em grande volume Consumo intermediário, bom aproveitamento e fezes em menor volume: firmes e fáceis de recolher Menor Consumo entre as categorias, máximo aproveitamento e fezes em menor volume: firmes e fáceis de recolher
Saciedade
Foco Preço baixo Custo-Benefício Promover saúde, longevidade e qualidade de vida.

Os Primeiros alimentos industrializados que surgiram no Brasil, na década de 70, foram os produtos atualmente chamados de linha de combate. Embora já existam há bastante tempo, ainda hoje conservam as mesmas características: níveis nutricionais mínimos, ingredientes de baixo custo e qualidade, formulação variável (o que significa que na ausência de um dos ingredientes, ou na inflação de seu preço, os fabricantes substituem por outro de qualidade próxima, podendo ocasionar diarréias e além de má digestão do alimento) e fontes vegetais de proteína e gordura.

A linha de combate é comercializada principalmente em canais não especializados (supermercados, por exemplo) a preços extremamente acessíveis. No entanto são alimentos de baixa densidade nutricional obrigando assim o animal a ingerir uma grande quantidade para se sentir saciado e assim receber o mínimo de nutrientes necessários através do produto o que torna a relação custo/benefício desvantajosa.

Na década de 80 apareceram produtos mais elaborados, chamados de alimentos do tipoPremium, com níveis nutricionais superiores aos produtos de combate, mais palatáveis (mais sabor) e com controle de qualidade e matéria prima um pouco mais rigoroso. Porém, seguia a mesma filosofia nutricional de formulação variável e utilização da maior parte de ingredientes de origem vegetal. Além disso, acrescentaram diferenciais como corantes e aromas "culinários" artificiais além de formatos que buscavam unicamente agradar aos olhos dos proprietários de cães e gatos, sem agregar valor nutricional algum ao alimento.

Os alimentos Super Premium são originários na década de 90, e a PremieR pet foi pioneira no lançamento desta linha no Brasil. Apresenta os avanços nutricionais mais recentes e tecnologia de produção moderna, agregando ingredientes de alta qualidade além de suplementos nutricionais que a longo prazo oferecem maior qualidade de vida ao animal e conseqüentemente, maior longevidade. São vendidos em sua maioria, em canais especializados (clínicas veterinárias, pet shops e casas de rações), apresentam valor nutricional e focam na qualidade dos ingredientes e performance dos animais nos diversos estágios de vida. Os alimentos Super Premium apresentam custo benefício melhor, por proporcionarem alta digestibilidade e densidade energética permitindo alta qualidade nutricional além de uma menor ingestão de alimento. Além disso, reduzem o risco do aparecimento de doenças nutricionais no decorrer da vida de cães e gatos.

Ração PremieR pet: Alimento para cães e alimento para gatos

Você sabia?

Alimentos Super Premium apresentam níveis nutricionais mais elevados, atendendo não somente aos requerimentos nutricionais mínimos estabelecidos pelo Conselho de Nutrição Animal do NRC (National Research Council) e AAFCO, como também estados fisiológicos mais exigentes, tais como reprodução, treinamento e recuperação de estados patológicos de cães e gatos. Os níveis nutricionais ótimos devem estar em equilíbrio entre os níveis mínimos e máximos apresentados pela AAFCO (Association of American Feed Control Officials); Esses níveis são determinados por pesquisas "in vivo", que buscam condições ótimas de pelagem, desenvolvimento de musculatura e, principalmente, otimização de performance na reprodução e no sistema imunológico.

X