Capa > Home > Gatos Adultos – Dicas de Higiene

Gatos Adultos – Dicas de Higiene

Banhos

O gato limpa constantemente seus pêlos lambendo-os. Além de limpá-los, essas lambidas têm outras funções como: desembaraçá-los, penteá-los e arrancar pêlos soltos. É dessa maneira, lambendo-se o tempo todo, que os gatos se mantêm limpos, sendo considerados um dos animais domésticos mais limpos de nosso convívio. Caso o seu gato realmente necessite de um banho, você precisará estar decidido a fazê-lo, pois a maioria dos gatos não gosta e tem medo de água.
Se o gato for acostumado e se não tiver nenhuma experiência traumática durante o banho ele poderá até gostar de ser acariciado com xampu e água morna. Usar somente xampu ou sabonete de uso veterinário. Não utilize produtos de uso humano, uma vez que a pele e o pêlo do seu gato são muito mais sensíveis. Quando for banhá-lo não se esqueça de proteger os olhos e ouvidos da entrada de água e xampu. No caso dos ouvidos, sugere-se a colocação de algodão parafinado, pois a entrada de água favorece o desenvolvimento de inflamações nos ouvidos. Terminado o banho, seque-o com uma tolha ou secador. Se possível realize os banhos nos horários mais quentes do dia.

Escovação

Todos os gatos devem ser escovados para auxiliar na remoção de parasitas externos (piolhos, pulgas e carrapatos, por exemplo), sujeiras e pêlos soltos, além de estimular a irrigação sangüínea, promovendo uma melhor nutrição dos pêlos. Especialmente nos gatos de pêlo longo, a escovação é muito importante pela remoção dos pêlos soltos, pois através da lambedura esses pêlos podem ser ingeridos e podem formar bolas de pêlos no estômago, podendo provocar vômitos. Estes devem ser escovados diariamente, escovando sempre no sentido do crescimento dos pêlos. É importante que a escovação seja um momento muito agradável e de grande interação entre o gato e seu dono.

Unhas

Normalmente os gatos gastam (afiam) a unha por si só. Porém, em alguns gatos elas se tornam muito longas, necessitando ser cortadas. Muito cuidado para não cortar o “sabugo” da unha, pois poderá haver sangramento e dor. Existem cortadores de unha específicos para gatos, porém o médico veterinário é o profissional mais indicado para cortá-las. O ato de arranhar, além de ser um processo utilizado para manter as unhas afiadas, ele também o faz para demarcação de território, deixando um sinal evidente de sua presença. Para evitar que os gatos arranhem os móveis, o ideal é que se deixe disponível arranhadores desde sua chegada.

Limpeza dos olhos

Limpe os olhos de seu gato quando necessário usando algodão embebido em soro fisiológico para evitar acúmulo de secreções e manchas nos pêlos ao redor dos olhos.

Limpeza dos ouvidos

As orelhas devem estar sempre limpas, livre de secreções e não ter cheiro. Excesso de cera escura, acompanhada de odor desagradável pode indicar presença de parasitas. Atente também para a presença de pus nos condutos auditivos que é indicativo de infecção. Nesses casos, consulte seu médico veterinário. Limpe semanalmente a parte visível (superficial) do ouvido com bolas de algodão e solução de limpeza específica para gatos. Limpe apenas externamente nunca se aprofunde no ouvido através da utilização de pinças ou cotonete.

Dentes

Os gatos possuem 26 dentes de leite que nascem a partir da terceira semana de vida e começam a ser trocados pelos dentes permanentes dos 3 aos 6 meses. Com o tempo, o tártaro tende a se acumular sobre os dentes do gato, provocando inflamações na gengiva, mau hálito e até perda dos dentes. Seu veterinário pode remover o tártaro dos dentes de seu gato sob anestesia geral. A melhor forma de combater a doença periodontal é fazendo a higiene bucal do animal desde cedo, evitando assim a formação da placa bacteriana e conseqüentemente formação de tártaro. A limpeza pode ser feita utilizando escova de cerda macia ou com gaze em volta no dedo. Não é necessário utilizar pasta dental, mas caso queira, procure uma pasta específica de uso veterinário. Começando desde cedo seu gato se acostumará, facilitando seu trabalho.

Caixa sanitária

Os gatos são muito inteligentes e mesmo que nunca a tenham utilizado, aprendem a utilizá-la rapidamente. Normalmente, os gatinhos aprendem observando os gatos adultos. É recomendável a utilização de granulado sanitário que é mais prático e higiênico, pois absorve a urina e reduz o odor. Caso você tenha muitos gatos, providencie uma caixa sanitária.

X
Premium Ou Super Premium

Todas as rações alimentam o animal, mas nem todas ajudam a manter a saúde, a qualidade de vida e a beleza, pois não possuem as mesmas propriedades. O que muda entre essas categorias?

  • Tabela Comparativa
  • os alimentos premium no brasil

Standard

Premium/Premium Especial

Super Premium

Origem Década de 70 Década de 80 Década de 90 (A PremieR pet foi pioneira)
Níveis
Nutricionais
Mínimos Formulações mais completas e balanceada com níveis nutricionais acima do mínimo recomendado Formulações mais completas, concentradas com níveis nutricionais ótimos
Ingredientes Ingredientes de baixo custo e qualidade Matérias Primas de boa qualidade nutricional Matérias primas de máxima qualidade e presença de ingredientes especiais que promovem benefícios extras à saúde
Formulação Variável Fixa Fixa
Consumo, aproveitamento e volume de fezes Alto consumo, baixo aproveitamento e fezes mal formadas e em grande volume Consumo intermediário, bom aproveitamento e fezes em menor volume: firmes e fáceis de recolher Menor Consumo entre as categorias, máximo aproveitamento e fezes em menor volume: firmes e fáceis de recolher
Saciedade
Foco Preço baixo Custo-Benefício Promover saúde, longevidade e qualidade de vida.

Os Primeiros alimentos industrializados que surgiram no Brasil, na década de 70, foram os produtos atualmente chamados de linha de combate. Embora já existam há bastante tempo, ainda hoje conservam as mesmas características: níveis nutricionais mínimos, ingredientes de baixo custo e qualidade, formulação variável (o que significa que na ausência de um dos ingredientes, ou na inflação de seu preço, os fabricantes substituem por outro de qualidade próxima, podendo ocasionar diarréias e além de má digestão do alimento) e fontes vegetais de proteína e gordura.

A linha de combate é comercializada principalmente em canais não especializados (supermercados, por exemplo) a preços extremamente acessíveis. No entanto são alimentos de baixa densidade nutricional obrigando assim o animal a ingerir uma grande quantidade para se sentir saciado e assim receber o mínimo de nutrientes necessários através do produto o que torna a relação custo/benefício desvantajosa.

Na década de 80 apareceram produtos mais elaborados, chamados de alimentos do tipoPremium, com níveis nutricionais superiores aos produtos de combate, mais palatáveis (mais sabor) e com controle de qualidade e matéria prima um pouco mais rigoroso. Porém, seguia a mesma filosofia nutricional de formulação variável e utilização da maior parte de ingredientes de origem vegetal. Além disso, acrescentaram diferenciais como corantes e aromas "culinários" artificiais além de formatos que buscavam unicamente agradar aos olhos dos proprietários de cães e gatos, sem agregar valor nutricional algum ao alimento.

Os alimentos Super Premium são originários na década de 90, e a PremieR pet foi pioneira no lançamento desta linha no Brasil. Apresenta os avanços nutricionais mais recentes e tecnologia de produção moderna, agregando ingredientes de alta qualidade além de suplementos nutricionais que a longo prazo oferecem maior qualidade de vida ao animal e conseqüentemente, maior longevidade. São vendidos em sua maioria, em canais especializados (clínicas veterinárias, pet shops e casas de rações), apresentam valor nutricional e focam na qualidade dos ingredientes e performance dos animais nos diversos estágios de vida. Os alimentos Super Premium apresentam custo benefício melhor, por proporcionarem alta digestibilidade e densidade energética permitindo alta qualidade nutricional além de uma menor ingestão de alimento. Além disso, reduzem o risco do aparecimento de doenças nutricionais no decorrer da vida de cães e gatos.

Ração PremieR pet: Alimento para cães e alimento para gatos

Você sabia?

Alimentos Super Premium apresentam níveis nutricionais mais elevados, atendendo não somente aos requerimentos nutricionais mínimos estabelecidos pelo Conselho de Nutrição Animal do NRC (National Research Council) e AAFCO, como também estados fisiológicos mais exigentes, tais como reprodução, treinamento e recuperação de estados patológicos de cães e gatos. Os níveis nutricionais ótimos devem estar em equilíbrio entre os níveis mínimos e máximos apresentados pela AAFCO (Association of American Feed Control Officials); Esses níveis são determinados por pesquisas "in vivo", que buscam condições ótimas de pelagem, desenvolvimento de musculatura e, principalmente, otimização de performance na reprodução e no sistema imunológico.

X