Novidades

PremieRpet® contempla vencedores de seu 5º. Prêmio de Pesquisa

Vencedores do 5º. Prêmio de Pesquisa PremieRpet® (da esq. para a dir.): Dr. Thiago Henrique A. Vendramini (3º. colocado), Doutoranda Vivian Pedrinelli (1ª. colocada), Prof.  Dr.  Marcio Brunetto (orientador), Dra. Mariana Porsani (2ª. colocada) e Flavio Lopes da Silva, supervisor de capacitação técnico-científica da PremieRpet®. Fotos: Divulgação PremieRpet®.

 

Evento aconteceu no restaurante Terraço Itália, em 30 de abril.

Voltado para profissionais de medicina veterinária e zootecnia, o 5º. Prêmio de Pesquisa PremieRpet® teve seus vencedores contemplados no último 30 de abril, em um evento exclusivo no restaurante Terraço Itália, em São Paulo. Entre cerca de 120 convidados estavam os participantes do prêmio, representantes das instituições de classe, acadêmicos de algumas das mais importantes faculdades de medicina veterinária do país, os principais expoentes na área clínica, parceiros da PremieRpet® e formadores de opinião.

Dr. Mario Eduardo Pulga, Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CRMV SP, Dr. José Antônio Visintin, Diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo – FMVZ-USP, Dr. João Abel Buck, Presidente da Associação Brasileira de Hospitais Veterinários – ABHV, Dr. Luciano Henrique Giovanini, Presidente do Colégio Brasileiro de Nefrologia e Urologia Veterinárias e a Dra. Viviani de Marco, Presidente da Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária marcaram presença e abrilhantaram o evento, que já se consolidou no calendário da medicina veterinária.

Da esq. para a dir.: Foto 1 – Dr. Mario Eduardo Pulga, Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CRMV-SP, Prof. Dr. Carlos Eduardo Larsson, Conselheiro Consultivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária e Conselheiro efetivo do CRMV-SP e a Profª. Dra. Denise Tabacchi Fantoni, Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo – FMVZ/USP. Foto 2 – Prof. Dr. José Antônio Visintin, Diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo – FMVZ/USP e a Profa. Dra. Marcia Mery Kogika, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo – FMVZ/USP.

 

“Considero fundamental a pesquisa acadêmica estar próxima do setor produtivo. Isso porque, na Universidade, nós sabemos fazer pesquisa, gerar conhecimento, mas não temos as condições de aplicabilidade para transformar esse conhecimento em inovação e em riqueza para o nosso país. São os empresários, a indústria, os produtores que fazem esse trabalho muito bem. Por isso, essa proximidade é a melhor coisa do mundo para impulsionar o desenvolvimento”, afirma o Prof. Dr. José Antônio Visintin, Diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo – FMVZ/USP.

Segundo Visintin, é fundamental que os alunos possam ter contato com a indústria para que conheçam a aplicação de pesquisas e vejam como acontece uma produção de alta qualidade. “Uma parceria como a da FMVZ/USP e da PremieRpet®, por exemplo, favorece pesquisas de aplicação direta, de transformação direta. Sem falar na importância para a formação de recursos humanos. Afinal, esses alunos irão para o mercado de trabalho e necessitam saber como ele funciona, precisam ter uma visão de futuro e estar preparados para ele. Acredito que este é o caminho: uma via de mão dupla para favorecer o desenvolvimento de todos e gerar riqueza para o país”, completa.

O Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CRMV-SP, Dr. Mario Eduardo Pulga, destaca a importância da formação de médicos veterinários com especialização em nutrição. “Por trás da melhora na saúde e qualidade de vida dos animais de estimação que temos acompanhado nas últimas décadas estão médicos-veterinários de alto nível, com formação especializada em nutrição animal, essenciais tanto para a pesquisa de novos produtos, quanto para um atendimento individualizado e de melhor qualidade”, diz.

 

Incentivo ao conhecimento

Segundo a diretora de planejamento estratégico e marketing corporativo da PremieRpet®, Madalena Spinazzola, o prêmio de pesquisa tem por objetivo incentivar a produção do conhecimento científico voltado para a nutrição de pequenos animais. “Acreditamos que é papel de todos os participantes do mercado fazer com que a nutrição assuma a importância que todos nós sabemos que ela tem para a promoção da saúde e do bem-estar dos pets. Por isso realizamos investimentos permanentes para fomentar a pesquisa e a inovação na área, o prêmio é uma dessas iniciativas”, explica.

O evento promoveu uma homenagem aos três ganhadores e uma grande confraternização entre os presentes. “Trata-se de um evento muito gratificante porque, além de premiar os destaques com excelentes trabalhos científicos, temos a oportunidade de promover o estreitamento do contato entre profissionais de excelência, que são as referências da medicina veterinária, e jovens em especialização, que estão trilhando um caminho de aprendizado científico e que irão conduzir um legado de conhecimento e profissionalismo na área”, afirma Madalena.

 

Da esq. para a dir.: Madalena Spinazzola, diretora de planejamento estratégico e marketing corporativo da PremieRpet® e o economista e especialista em mercado financeiro Teco Medina, que conduziu uma palestra sobre as perspectivas do cenário econômico brasileiro.

A premiação foi sucedida de uma apresentação do economista e especialista em mercado financeiro Teco Medina, titular do quadro “O Assunto É Dinheiro”, da rádio CBN. Ele abordou um tema de interesse geral que despertou o envolvimento dos convidados: “Brasil: um novo olhar sobre a economia”. Com bom humor e conteúdo qualificado, sua fala tratou das perspectivas para o cenário econômico brasileiro e suas implicações no curto e médio prazos, também com dados do mercado pet.

Em seguida todos puderam desfrutar de um menu especial assinado pelo chef Pasquale Mancini, com harmonização de vinhos e espumantes. O jantar foi marcado pelo clima de confraternização entre os participantes.

 

Confira os vencedores do 5º. Prêmio de Pesquisa PremieRpet®:

 

1º lugar

Orientado: Doutoranda FMVZ/USP Vivian Pedrinelli

Orientador: Prof. Dr. Marcio Antonio Brunetto

Trabalho: Influência de parâmetros nutricionais e laboratoriais na sobrevida de cães com doença renal crônica.

Prêmio: uma viagem para participar do ACVIM Forum – The American College of Veterinary Internal Medicine, que acontece de 06 a 08 de junho, em Phoenix, Arizona – EUA.

“A oportunidade de poder participar do prêmio e ter o trabalho reconhecido, em meio a tantos outros trabalhos de alto nível, é de grande importância. Em um cenário onde a pesquisa no país sofre preconceito da população e cortes de verbas constantemente, iniciativas como o 5º. Prêmio de Pesquisa PremieRpet® são essenciais para incentivar o trabalho na área de nutrologia e nutrição de cães e gatos. Em participações em congressos e simpósios internacionais, observamos sempre que a pesquisa na área de nutrição de pets no Brasil está no mesmo patamar, senão mais avançada. Assim, o incentivo torna-se mais importante ainda, pois permite que nosso trabalho seja exposto internacionalmente e cada vez mais reconhecido mundo afora”.  – Doutoranda FMVZ/USP Vivian Pedrinelli

 

2º lugar:

Orientada: Dra. Mariana Porsani

Orientador: Prof. Dr. Marcio Antonio Brunetto

Trabalho: Percepção dos tutores frente à obesidade canina e associação com a condição corporal de seus cães.

Prêmio: participação no 40º CBA – Congresso Brasileiro da Anclivepa, que acontece de 16 a 18 de maio, em Brasília (DF).

 “O prêmio de pesquisa da PremieRpet® nos dá oportunidade de apresentarmos aos profissionais que se dedicam aos cuidados com cães e gatos a importância da nutrologia de cães e gatos. Ganhar em segundo lugar me deixou muito feliz, foi um ano de dedicação para confecção desse estudo, um trabalho árduo, mas muito gratificante. A finalização desse estudo me deixou muito feliz e ser premiada por ele foi incrível”. – Dra. Mariana Porsani

 

3º lugar:

Orientada: Dr. Thiago Henrique Annibale Vendramini

Orientador: Prof. Dr. Marcio Antonio Brunetto

Trabalho: Alimentação caseira versus alimentação comercial extrusada para cães: comparação de custos.

Prêmio: Kindle e e-book

“A oportunidade de participação e conquista são maravilhosas, representam na verdade o resultado positivo do trabalho constante, não só meu, do professor Marcio Brunetto (meu orientador), mas também de todo um grupo muito dedicado.

Iniciativas como esta são importantíssimas, principalmente no cenário brasileiro atual, elas promovem o incentivo da pesquisa e do estudo, promovem a visibilidade da ciência nacional e estimulam estudantes e pesquisadores a desenvolver-se cada vez mais. Além de tudo, levam aos veterinários e tutores informações práticas, relevantes e importantes na área de nutrologia”. – Dr. Thiago Henrique Annibale Vendramini

 

Da esq. para a dir.: Prof. Dr. Marcio Antonio Brunetto, responsável pela disciplina de Nutrição de Cães e Gatos na FMVZ/USP e Coordenador do Centro de Pesquisa em Nutrologia de Cães e Gatos – CEPEN PET e o Prof. Dr. José Antônio Visintin, Diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo – FMVZ/USP.Orientador vencedor

O Prof. Dr. Marcio Antonio Brunetto, responsável pela disciplina de Nutrição de Cães e Gatos na FMVZ/USP e Coordenador do Centro de Pesquisa em Nutrologia de Cães e Gatos – CEPEN PET, foi orientador de 11 dos 29 trabalhos inscritos no prêmio, desenvolvidos por pós-graduandos da FMVZ/USP, incluindo os três primeiros colocados desta edição. “É muito gratificante essa conquista, pois é algo muito difícil de se alcançar, especialmente porque os ganhadores são todos alunos do mesmo grupo. Isso só demonstra o comprometimento, a produtividade e o empenho de todos eles”, comemora.

Segundo Brunetto, o prêmio é muito importante porque, além de incentivar os alunos a estudarem e buscarem mais informação, também dá a oportunidade de vivenciarem um importante congresso internacional, que é o prêmio para o primeiro colocado. “A oportunidade de sair do país e ver como acontece o congresso lá fora agrega muita bagagem, conhecimento e motivação aos pesquisadores. Considero que esse incentivo oferecido pelo prêmio é primordial para mantê-los motivados, trabalhando e investindo no aprimoramento das pesquisas”, afirma.

 Todos os 29 trabalhos inscritos no 5º. Prêmio de Pesquisa PremieRpet® foram avaliados por uma comissão julgadora formada pela Dra. Cristiana Fonseca Pontieri e Dra. Juliana Toloi Jeremias, profissionais do CDN – Centro de Desenvolvimento Nutricional e da PremieRpet®, além de uma especialista convidada: Dra. Cecília Villaverde Haro, membro da European College of Veterinary and Comparative Nutrition. A metodologia utilizada garantiu o anonimato dos candidatos em todas as etapas da avaliação.

A sexta edição do prêmio já está confirmada para 2020.