Novidades

O pet tem medo de barulhos? A PremierPet® pode ajudar

Áudio pode ser acessado gratuitamente para reduzir o estresse de cães e gatos.

Áudio disponível na internet reduz o estresse dos pets causado por barulhos diversos. Crédito: PremieRpet®

Quando o assunto é audição, sabe-se que os cães e gatos têm a capacidade de ouvir sons em uma faixa de frequência bem mais ampla do que o ouvido humano alcança. Ou seja, sons graves e agudos que sequer são percebidos pelas pessoas, ou ainda aqueles que não chegam a incomodar tanto, podem gerar alto nível de estresse, ansiedade e medo nos animais.

Ao contrário do que muitos pensam, não são apenas os fogos de artifício que têm esse efeito. Um estudo feito no Reino Unido em 2013 aponta que 49% dos tutores entrevistados percebem que os animais sentem medo de diversos outros ruídos, como trovões, gritos e até mesmo o barulho de carros, que deixam os bichinhos estressados. Os barulhos causam reações como tremores, taquicardia, vocalização (latidos / choro), fuga e outros comportamentos relacionados. Animais com problemas cardíacos, por exemplo, podem até correr risco de morte em casos extremos.

Pensando nisso, e com o objetivo de aliviar os efeitos nocivos dos ruídos aos pets, a PremieRpet®, especialista em alimentos de alta qualidade para cães e gatos, oferece gratuitamente no Youtube (http://twixar.me/RVVK) três áudios que mascaram e reduzem ruídos de alta, moderada e baixa intensidade.

Eles foram desenvolvidos utilizando a técnica de White Noise, ou ruído branco, que é produzido quando sons de diferentes frequências se juntam em uma só combinação. Em nosso cotidiano, o chiado das TV’s, o rádio, o barulho do ventilador, da geladeira e outros ruídos comuns no dia a dia são considerados White Noises, pois são sons constantes e conseguem “mascarar” ruídos externos.

Atuando em frequências sonoras facilmente identificadas pelos pets, os áudios se misturam ao som ambiente, enquanto soam como um chiado quase imperceptível para seres humanos. Segundo um artigo da Universidade de Illinois, esses sons mais brandos e familiares citados anteriormente se sobrepõem aos barulhos que causam ansiedade aos pets, minimizando a sensação de medo e desconforto.

Assim, o uso desses áudios mostra-se muito simples e eficaz em situações como festas em casa ou nos vizinhos, reuniões de família e amigos, reformas, chuvas muito fortes e festejos com barulhos e fogos de artifício.

Outras recomendações importantes para o bem-estar dos bichinhos em situações de muito barulho são: não deixar o animal sozinho, acompanhá-lo em um ambiente mais protegido de ruídos externos e agir normalmente. Se necessário, procurar orientação do médico veterinário.