31 de maio de 2021

#3 | ENTENDA AS DIFERENÇAS ENTRE OS ALIMENTOS PARA CÃES E GATOS NA HORA DE ORIENTAR O SEU CLIENTE

Todos os colaboradores no pet shop acabam tendo contato com clientes, por isso é recomendável que a equipe saiba porque há uma variedade tão grande de alimentos e quais são as diferenças entre as linhas e produtos. Já os balconistas, precisam saber muito mais para ajudar no momento da venda.

Neste post, você vai entender rapidamente sobre a evolução dos alimentos para pets no Brasil e como é importante que a equipe de vendas saiba as características dos segmentos e categorias dos produtos, quais são os ingredientes utilizados e os nutrientes que oferecem. Essas informações são essenciais para ajudar os tutores no momento da compra de alimentos para os seus pets.

Entenda as diferenças entre categorias e segmentos:

Categorias: alimentos secos, alimentos úmidos, alimentos coadjuvantes e alimentos específicos (snacks).
Segmentos: Comercial ou Standard, Premium, Premium Especial e Super Premium.

Um breve histórico dos alimentos secos no Brasil

Na década de 1970, surgiram os primeiros alimentos industrializados no Brasil, formulados com ingredientes de baixa qualidade, entregando a quantidade mínima de nutrientes aos pets. Além da baixa qualidade dos ingredientes, sua formulação era variável, ou seja, dependendo da oferta de ingredientes disponíveis na época da fabricação, os mesmos eram substituídos por outros, o que poderia acarretar em transtornos alimentares aos pets, como diarreia e vômito, por exemplo. Atualmente, tais produtos estão classificados comercialmente como pertencentes ao segmento “comercial ou standard”.

Os produtos desse segmento costumam ser encontrados também em estabelecimentos que não são especializados na venda de artigos para animais de estimação, como redes de varejo, por exemplo. O preço é baixo, e nutricionalmente atendem ao mínimo das necessidades do pet, fazendo com que o animal ingira uma alta quantidade do alimento, produza muitas fezes e apresente, muitas vezes, carências nutricionais.

Com a evolução do Mercado Pet, na década de 1980, começaram a ser produzidos alimentos classificados como pertencentes ao segmento Premium. Comparados aos produtos do segmento de combate, os produtos Premium apresentam uma formulação mais elaborada, maior controle das matérias-primas, o que permite um aporte nutricional mediano ao pet. Esses alimentos apresentam em suas formulações corantes, aromatizantes e palatabilizantes artificiais. São comercializados no canal especializado e não especializado.

Pioneirismo da PremieRpet®

A PremieRpet® foi a primeira empresa de pet food brasileira a lançar produtos do segmento Super Premium.

As fórmulas dos produtos estavam baseadas nos estudos nutricionais mais atualizados da época, em sintonia com grandes marcas existentes fora do país.

Para a produção desse primeiro alimento Super Premium, foi necessário contar com uma fábrica altamente moderna e tecnológica; seleção rigorosa das matérias-primas e de seus fornecedores; formulação fixa, dentre outras especificidades. Tudo isso para entregar ao pet o alimento mais completo e balanceado, com todos os nutrientes necessários para o seu pleno desenvolvimento e manutenção, seguindo o conceito de nutrição ótima, o que auxilia na melhor qualidade de vida e longevidade.

Desde então, a PremieRpet® realiza as atualizações das fórmulas, bem como desenvolve novas fórmulas. Constantemente investe em maquinários mais modernos; em pesquisas no centro de pesquisas nutricionais; parcerias com as universidades e profissionais mais renomados do mercado.

Os alimentos produzidos pela PremieRpet, dos segmentos Premium Especial e Super Premium, são comercializados apenas nos canais especializados, como pet shops, clínicas veterinárias e casas agrícolas e de rações.

O alimento seco deve ser escolhido levando em consideração porte, idade e necessidades do animal.

Estar preparado para tirar as dúvidas dos tutores de pets é fundamental no momento da compra. As principais informações sobre os produtos podem ser encontradas no site da PremieRpet®. As opções de alimentos estão classificadas de acordo com as categorias e segmentos, com linhas e produtos destinados a: espécies, portes, idades e especificidades.

Você acredita que sua equipe está precisando de um treinamento técnico comercial? Converse com seu representante que ele indicará a melhor forma de capacitar seus funcionários.

Na hora de escolher o produto, o cliente pode optar por alimentos dos diversos segmentos.

Há produtos de acordo com a espécie, porte, idade e algumas particularidades. É possível selecionar o alimento de acordo com a presença de ingredientes prediletos, como frango, seleção de carnes ou cereais, por exemplo.

Visualizando as diferenças entre os segmentos

O quadro acima mostra as principais diferenças entre os tipos de alimentos existentes no Mercado Pet Food. A PremieRpet® trabalha com os segmentos Premium Especial e Super Premium.

Alimentos do segmento Premium Especial são feitos com ingredientes de alta qualidade, balanceados em níveis nutricionais adequados e oferecem alguns benefícios extras para a manutenção de uma boa saúde de cães e gatos. Apresentam bons níveis de aproveitamento nutricional pelos pets, um pacote desse tipo de alimento, dura mais que os dos segmentos Premium e Standard.

Alimentos do segmento Super Premium possuem alto valor nutricional, são feitos apenas com ingredientes de altíssima qualidade e oferecem muitos benefícios extras à saúde de cães e gatos. Por serem ricos em nutrientes, seu nível de rendimento é maior, já que o pet precisa se alimentar menos para estar saciado. Ou seja, um pacote desse alimento dura mais que os de outros segmentos.

Você sabe a diferença entre ingrediente e nutriente?

Ingrediente é a matéria-prima utilizada na preparação do alimento.

Nutrientes são as substâncias presentes nos ingredientes, importantes para o bom funcionamento do organismo. São divididos em:

Macronutrientes – São essenciais e precisam estar presentes em grandes quantidades, como água, carboidratos, proteínas, fibras e gorduras.

Micronutrientes – São as vitaminas e minerais, fundamentais para uma boa alimentação.

4 DICAS PARA SUA EQUIPE DE VENDAS

1) A equipe de vendas do pet shop deve esclarecer ao cliente os benefícios dos alimentos de alta qualidade.

Comece explicando que são alimentos com maior concentração de nutrientes e, por isso, deixam os animais saciados com porções menores. Além disso, animais saudáveis não precisam de suplementação quando se alimentam com esse tipo de alimento. Os alimentos são de fácil digestão e promovem fezes em menor volume e com menos odor. Ajudam a evitar doenças e garantem pelagem mais bonita e saudável.

2) De posse dessas informações, conhecendo os benefícios de uma alimentação saudável, fica mais fácil o cliente migrar da Premium Especial para Super Premium.

Alimentos Super Premium apresentam níveis nutricionais mais elevados, atendendo não somente aos requerimentos nutricionais mínimos como também auxiliando em estados fisiológicos mais exigentes, como reprodução, treinamento e recuperação de estados patológicos de cães e gatos.

3) Vale lembrar que no site da PremieRpet® você encontra um questionário simples e rápido que ajuda a encontrar as melhores opções de alimento.

Basta optar se o alimento é para cães ou gatos, escolher se prefere linha Super Premium ou Premium Especial, colocar a idade do pet e raça que, na sequência, aparece uma lista de produtos indicados. Clique aqui para preencher o questionário.

4) Lembre-se que a PremieRpet® garante ao consumidor que não estiver satisfeito com qualquer um dos produtos das linhas Premium Especial ou Super Premium o direito à substituição do produto adquirido ou à restituição do valor de 110% do valor, conforme critérios definidos adiante.

Esse é mais um argumento que vai fazer sua equipe de vendas ajudar o cliente a entender porque a PremieRpet® é líder de mercado.

Ainda tem dúvidas? A PremieRpet® tem uma equipe que dá suporte aos lojistas parceiros para treinamento técnico-comercial. Entre em contato conosco para garantir a satisfação e fidelização de sua clientela.

Referências Bibliográficas:

Nutrição adequada para uma vida cheia de aventuras. PremieRpet®, 2021. Disponível em https://www.premierpet.com.br/gatos/. Acesso em: maio/2021.
Uma alimentação equilibrada é o primeiro passo para seu cão ter uma vida mais longa e saudável. PremieRpet®, 2021. Disponível em https://www.premierpet.com.br/caes/. Acesso em: maio/2021.

ENCONTRE O ALIMENTO IDEAL PARA O SEU PET