Resumo

Ter um modelo de negócios claro e inovador é fundamental para um pet shop, pois ele é a representação de como a empresa cria, captura e entrega valor para seus clientes. 

Com um mundo repleto de transformações cada vez mais rápidas, os pet shops, assim como qualquer empresa, precisam ser rápidos e dinâmicos, se adequando ao que o mercado necessita. É nesse cenário que a inovação ganha forma. Inovar em modelo de negócios utilizando a ferramenta Canva significa ter um aliado na construção e definição de um negócio diferenciado, que entregue valor percebido ao cliente.  

Neste texto, você vai conhecer a ferramenta Canva do Modelo de Negócios, suas características, importância e aplicabilidade para criar um modelo de negócio inovador para seu pet shop.

1.O que é Modelo de Negócio 

Para entender o que é Modelo de Negócio, vamos fazer a seguinte analogia: qualquer negócio é um sistema. E um sistema é a combinação de vários elementos que estão interconectados e, juntos, formam um todo organizado.

Logo, entende-se que o negócio é um sistema, já que ele é constituído por várias partes e necessita de todas elas para seu pleno funcionamento.

O modelo é a descrição do sistema, isto é, a possibilidade de visualizar o negócio, seja de uma forma linear, com textos e números, ou de forma visual, por meio de desenhos ou gráficos.

Portanto, o Modelo de Negócio nada mais é do que a possibilidade de visualizar a descrição de um negócio e das partes que o compõe. O objetivo é que o negócio seja compreendido por quem o lê da mesma forma que o dono do negócio.

2. O que é o Canva do Modelo de Negócio 

Vivemos em uma era em que as transformações ocorrem rapidamente e, por isso, os negócios precisam ser ágeis e dinâmicos, tanto em suas rotinas e estratégias, quanto na sua própria concepção. O Canva do Modelo de Negócios ganha espaço como um aliado na construção e na definição do posicionamento de um negócio, adaptado e voltado para o cenário atual. 

O Canva do Modelo de Negócio é uma ferramenta visual simples: trata-se de um mapa visual pré-formatado com informações que se integram e apresentam claramente o negócio como um todo. A ferramenta permite ao empreendedor mapear e esboçar inovações em um modelo de negócio já existente e serve também para quem quer criar uma nova loja ou empreendimento. 

Como definição, podemos dizer que o Business Model Canva é um mapa, contendo os principais itens que constituem uma empresa. O mapa é um resumo dos pontos-chave do plano de negócio e deve ser revisado constantemente para garantir que está sendo bem atendido e, se necessário, fazer alterações para obter um melhor resultado. É uma ferramenta menos formal, mais intuitiva e dinâmica que pode ser utilizada com frequência no dia a dia.

3. Características do Canva

O quadro do modelo de negócio possui 9 blocos. O lado direito corresponde à geração de valor e é alinhado ao desejo do cliente; já o lado esquerdo diz respeito ao que precisa ser feito para entregar valor ao cliente. Para facilitar a compreensão de cada campo, as perguntas abaixo, adaptadas ao universo dos pet shops, ajudam a entender as informações necessárias em cada bloco:

1) Proposta de valor: o que oferecemos de valor para o cliente? Quais as necessidades que satisfazemos?

2) Relacionamento com o cliente: qual é o tipo de relacionamento que temos com o cliente?

3)  Segmento de cliente: para quem criamos a proposta de valor?

4)  Canais: como estabelecemos contato com o cliente?

5)  Receitas: quais são as fontes de renda do meu pet shop?

6) Custos: quais são os custos envolvidos para o funcionamento do meu pet shop?

7) Recursos: quais são os recursos necessários para desenvolver a proposta de valor?

8)  Atividades-chave: quais são as principais atividades do meu pet shop?

9) Parceiros-chave: quem são os parceiros que estão comigo? Quem são os parceiros que me ajudam no desenvolvimento do meu pet shop?

As perguntas elaboradas auxiliam a compreender onde inserir cada informação do seu negócio nessa ferramenta. 

4. Elaborando a ferramenta aplicada a um pet shop

Agora você verá, na prática, o Canva aplicado a um pet shop genérico.

a) A proposta de valor do pet shop é ofertar produtos para pets de forma diversificada e cuidar esteticamente do pet por meio de serviços de banho e tosa e do centro de beleza;

b) O principal segmento são os tutores interessados no cuidado e bem-estar dos pets;

c)  O canal utilizado é o da própria loja física e de vendas pelo telefone;

d) A receita do pet shop vem dos serviços de banho e tosa e venda de produtos;

e)  O relacionamento é pessoal;

f) Os recursos para que essas atividades sejam desenvolvidas são espaço e materiais para banho e tosa, estoque de produtos, balconistas, veterinários e demais colaboradores;

g) As principais atividades de um pet shop são o atendimento ao cliente para compra de produtos e o serviço de banho e tosa;

h) Os parceiros essenciais para o pet shop são os fornecedores de alimentos para pets, brinquedos, acessórios e kit banho e tosa, além da equipe de manutenção dos equipamentos do pet shop (computador, sistemas, materiais de banho e tosa etc.);

i)  Nos custos, estão incluídos os salários de colaboradores, água, aluguel, energia elétrica, embalagens e sistemas de informação.

5. Inovando no Canva aplicado ao pet shop

Você viu anteriormente o exemplo do Canva do Modelo de Negócio para um pet shop genérico. Porém, com as exigências do mercado e as mudanças tecnológicas, o pet shop percebeu que era preciso atingir um novo público: os jovens que moram sozinhos, gostam de comprar on-line e estão atentos às novidades do mercado pet. Neste próximo exemplo, você verá como a inovação modificou esse modelo de negócio:

1) O segmento escolhido foi o de jovens tutores conectados, que gostam de comprar on-line, moram sozinhos e estão atentos às tendências do mercado pet;

2) A proposta de valor é ofertar produtos e serviços de forma on-line, sem depender de uma loja física, e fazer eventos periódicos de acordo com as tendências do mercado;

3)  A relação com os clientes é automatizada e personalizada;

4) Os canais para compra de produtos são WhatsApp, redes sociais, aplicativo próprio e e-commerce;

5)  A fonte de receita do pet shop vem do serviço de assinatura e delivery de banho e tosa, além das vendas pelos canais digitais;

6)  As principais atividades são o concurso de fantasia pet e o show do DJ para o desfile;

7) Os recursos para as atividades são caixa de som, microfone, pódio, medalhas e tapete para o desfile;

8)  Os parceiros essenciais para o pet shop são os fornecedores de equipamentos de áudio, o DJ e os jurados;

9) O custo vem da contratação do DJ, materiais para o desfile e locação de equipamentos de áudio.

Agora você, lojista, pode colocar em prática e elaborar o Canva do Modelo de Negócio do seu pet shop! O Canva pode ser feito manualmente, com papel e caneta, ou pelo computador. Para conhecer mais sobre os templates gratuitos do Canva, clique aqui e visite o blog do Professor Marcelo Pimenta, que é especialista nesse assunto.

Lembre-se: é preciso estar atento às mudanças e transformações no mercado pet. Por isso, sugerimos que o Canva fique na sua sala, impresso como uma mapa, e seja revisado periodicamente. Uma vez por mês ou a cada trimestre tire de 1 a 2 horas, chame seus líderes, identifique oportunidades de melhorias e ajustes e crie planos de ação para testar essas inovações.

A inovação nem sempre está atrelada à tecnologia. Outros exemplos de como é possível inovar no pet shop são: oferecer produtos inusitados, alimentação para dietas, serviços veterinários, ambiente físico, acessibilidade, seguro para pets, entre outros.

REFERÊNCIAS

Reinventa

Marcelo Pimenta Negócios – Modelo de negócios

Marcelo Pimenta Negócios – O que é Canva de Modelo de Negócio?

Cartilha SEBRAE

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