Clubes de Raças

ENTIDADES E CLUBES DE RAÇAS

Criar uma determinada raça envolve muito mais do que simplesmente a reprodução de 2 animais. É importante entendermos o porquê de criar, qual o objetivo almejado através dessa prática e qual a melhor forma de fazer isso.

A criação de animais domésticos de uma determinada raça pode ter diversas finalidades, entre elas:

Criação de utilidade: algumas raças têm em sua genética uma predisposição para determinados trabalhos, bem como comportamentos característicos importantes para exercer determinada função, como, por exemplo, cão guia para cegos, cães farejadores de vítimas em desastres, cães farejadores de drogas, cães detectores de doenças, terapia assistida por animais, entre outros.

Criação esportiva: criação de animais com o intuito de participar de competições esportivas de acordo com as características de cada raça, como por exemplo agility, pastoreio e adestramento.

Criação selecionada: geralmente feita por aqueles amantes de determinada raça, que tem por objetivo melhoria genética da mesma e também de suas características fenotípicas. Isso se dá através de estudo de linhas de sangue, participação de exposições, importações de animais para compor novos atributos a sua criação, entre outros.

Criação comercial: muitas pessoas sonham em trazer para sua família animais de determinadas raças por suas características previsíveis, como porte, pelagem, sociabilidade, comportamento e até mesmo por memórias afetivas. Para atender esse público, existem criadores que disponibilizam filhotes para aquisição.

A cinofilia ou a gatofilia é o processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento de raças ou, simplesmente, criação de uma determinada raça.

Nós, da PremieRpet®, acreditamos que a criação de animais de raça também é um ato de amor e consideramos importante que esses animais sejam criados dentro dos padrões de Bem-Estar animal, prezando sua saúde, sua liberdade para expressar comportamentos naturais da espécie e uma boa alimentação.

Sendo assim, é fundamental o papel dos clubes de raças ou entidades que regulamentam a criação, fiscalizando, instruindo, promovendo atividades em prol de fornecer conhecimento técnico a criadores, organizando eventos como exposições e provas, mas sempre se preocupando com o bem-estar animal. Por isso a PremieRpet® tem o prazer de apoiar algumas das principais entidades de cinofilia e gatofilia do país.

Confira aqui alguns de nossos parceiros:

O CBG – Clube Brasileiro do Gato (Cia Brasileira de Gatofilia)  é o maior e mais tradicional clube de gatos brasileiro, atuando no desenvolvimento da gatofilia e a criação responsável no Brasil desde 1972.

O Kenel Clube São Paulo é um dos mais tradicionais clubes cinófilos do Brasil, são quase 20 anos de atividades desenvolvendo a classe e a qualidade de criação no país.

O CGP – Clube do Gato do Paraná é uma sociedade fundada em janeiro de 2000 em Curitiba (PR) com o objetivo de providenciar o registro dos filhotes, promover encontros, confraternizações e exposições de felinos.

O Gato Grupo Bahia tem o objetivo de atrair a atenção para esses magníficos animais também na região do Norte e Nordeste do país e trabalha para congregar e orientar os criadores de felinos, bem como promover palestras e mostras oficiais.

O Rio Cat Clube foi criado para inserir a cidade do Rio de Janeiro no roteiro de exposições da FIFé – Federação Internacional Felina. Seu objetivo principal é reunir os criadores do Estado e fomentar a criação responsável.

 

O ABRABULL – Associação Brasileira da Raça Bulldog congrega os aficionados da raça e trabalha pelo constante intercâmbio de informações entre seus criadores, orientando e conduzindo a criação da raça no Brasil.

O UNIGAT – União dos Criadores de Gatos do Brasil é um clube destinado a criadores, expositores, tutores e amantes de gatos, seu trabalho é direcionado para o bem-estar animal, a promoção de eventos como exposições, palestras, cursos, além de levar conhecimento, a criadores e tutores de gatos.

ENCONTRE O ALIMENTO IDEAL PARA O SEU PET