Menu
Match Pet

5 dicas de cuidados para uma guarda responsável

A chegada de um novo pet, altera a rotina do lar e exige grande responsabilidade dos tutores. É um compromisso para toda a vida do cão ou gato que também sentem dor, medo, saudade, alegria e tristeza.

Confira algumas dicas algumas dicas fundamentais para garantir a saúde física e mental, a segurança e o bem-estar dos pets:

Castração é essencial

A castração traz muitos benefícios para a vida do pet. Aumenta a expectativa de vida e reduz a probabilidade de doenças no sistema reprodutor. Com a castração, os pets podem parecer mais preguiçosos, por isso é muito importante uma alimentação adequada para evitar que ganhem peso. O tutor deve consultar um médico-veterinário para saber qual o momento certo de castrar.

Cuidado com as fugas

Deve-se ter cuidado com as fugas, portões sempre fechados e na hora do passeio é imprescindível o uso de coleira e guia, no caso dos gatos, janelas sempre teladas. Uma boa opção para os tutores é investir em um enriquecimento ambiental com arranhadores e brinquedos, por exemplo, para deixar o local em que o pet vive cada vez mais interessante. Não se esqueça que o lugar mais seguro para o melhor amigo é o seu lar.

Alimentação de alta qualidade

A alimentação deve levar em conta o estilo de vida do cão ou gato, faixa etária, se o animal é ou não castrado e se tem alguma doença. Os alimentos de alta qualidade, e nas quantidades certas, proporcionam uma boa nutrição ao longo de toda a vida. Lembre-se: um pet bem alimentado é um pet mais saudável e feliz!

Vacinação em dia

A saúde também deve ser levada em conta. Assim como os humanos, os animais de estimação também estão sujeitos a doenças e podem ser protegidos com vacinas e vermífugos. A polivalente e a antirrábica são as principais vacinas e devem ser aplicadas nos pets, independentemente da idade ou perfil. Porém, alguns pets podem precisar de outras vacinas, dependendo do comportamento e do local onde vivem. Consulte sempre o médico-veterinário.

Espaço adequado e acolhedor

Os pets devem ter um espaço adequado, com abrigo do sol, da chuva e do vento, uma cama quentinha e muito amor. Tutores de gatos, lembrem-se de ter as janelas sempre teladas! Se houver mais pets convivendo na casa, todos devem ter a mesma atenção, mantendo uma convivência em espaço adequado, com acessórios individualizados (comedouro, bebedouro, caixa de areia, etc).

Fonte: PremieRpet®

Voltar para a listagem