Menu
Match Pet

Cuidados pós castração para Cães e Gatos

A castração, apesar de ser um procedimento cirúrgico relativamente simples, exige cuidados pós operatórios. Você sabe quais são?

Abordar sobre os cuidados pós-operatório com os tutores não é uma tarefa simples para o médico-veterinário. Afinal, manter o animal em repouso durante este período requer muita atenção, além de ser importante para uma recuperação adequada.

Descansar, estar em um ambiente confortável, ter uma dieta completa e balanceada, realizar a ingestão adequada do alimento, e utilizar o colar elizabetano e a roupa cirúrgica, são elementos imprescindíveis em sua reabilitação física.

O tempo para cicatrizar a incisão da castração leva, normalmente, de 7 a 12 dias. Durante este período, recomenda-se o acompanhamento com um médico-veterinário e a utilização das medicações prescritas, de modo a evitar eventuais cenários nocivos à saúde do animal.

Em cães, deve-se lembrar que após este procedimento ocorrem mudanças no metabolismo. Com isso, a probabilidade desse animal se tornar obeso, aumenta de forma significativa caso não haja um cuidado em realizar o manejo correto em sua dieta. Para situações como esta, a PremieRpet®️ possui um produto exclusivo para os cães castrados, o alimento PremieR Ambientes Internos Castrados Cães Adultos, que traz em sua formulação níveis reduzidos de calorias, elevados níveis de proteínas e fibras, com o objetivo de mantê-los em forma, através do controle de peso.

Já em gatos, os médicos-veterinários recomendam para os machos o uso do colar elizabetano (acessório em formato de cone), escolha no mercado aquela opção que seja mais confortável para seu amigo. No caso das fêmeas, opte pela roupinha pós cirúrgica, que protege a ferida cirúrgica de lambeduras, além de evitar o contato com o ambiente externo. Além disso, fique atento ao comportamento e recuperação do seu gatinho. Caso note a ferida com aparência avermelhada, quente, vazando ou sangrando, mantenha a calma e consulte o médico-veterinário.

A vida dos gatos pós castração também tende a se tornar mais sedentária. Para evitar problemas como a obesidade, estimule brincadeiras e atividades com seu pet, além de adotar uma alimentação adequada. A PremieRpet®️ possui uma linha de alimentos específicos para essa fase da vida, dividida por faixa etária, com o balanceamento nutricional ideal que seu bichano precisará, prevenindo a obesidade, formação de bolas de pelo e cálculos urinários, comumente observados em gatinhos castrados.

Cada pet é único, bem como sua recuperação. O médico-veterinário poderá fazer a indicação de medicações tópicas, anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos de acordo com o histórico de saúde do seu companheiro. Mas, para que se tenha uma recuperação ideal, o tutor deve dar muita atenção e carinho para o seu pet, pois o amor faz toda diferença. De verdade!

Fonte: PremieRpet®

Voltar para a listagem