Guia de pet

Persa | Persian

Porte
Médio
Tamanho
20 - 25 cm
Peso
3,5 - 7 Kg

Resumo / Breve características:O Persa tem focinho achatado com o nariz curto, porém deve ter as narinas bem abertas, garantindo facilidade na respiração. É um gato muito procurado por pessoas que vivem em pequenos espaços e seus raros miados são baixos. Meigo e carinhoso, apresenta um forte apego ao dono. Deve-se considerar a trabalhosa manutenção de sua pelagem, que necessita de escovação diária, além de limpeza regular nos olhos.

Sobre a raça: Embora, existam há muitos séculos ainda não há um consenso sobre sua real origem, grande parte dos especialistas acredita que surgiram no antigo Império Persa, atual Irã. A história desta raça tem início no século XVII, na Itália, mas foi na Inglaterra que sofreram cruzamentos com gatos da raça Angorá. Posteriormente foram realizadas uma série de melhoramentos genéticos visando conseguir maior variedade de cores e padrões de pelagem. Raça bastante associada à família real uma vez que a Rainha Vitória, monarca do Reino Unido no século XVIII, era vista constantemente acompanhada por vários animais da raça. Por ser muito popular, ganhou o mundo, fazendo com que uma série de melhoramentos genéticos fossem realizados a fim de conseguir maior variação de cores e padrões de pelagem. O Reino Unido foi o local responsável pelo surgimento da maioria, sendo elas: Sólido, Bicolor com olhos azuis e com olhos ímpares, Chinchila, Golden, Pewter, Silver Shaded, Silver Tabby, Fumaça, Tabby e Tortie Tabby, Bicolor Tabby, Tortie e Tortie com branco e por fim o Bicolor. Já as outras variações são originárias dos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia, como: Cameo, Bicolor Cameo e Colourpoint, sendo esta última desenvolvida apenas nos Estados Unidos. Embora exista uma vasta diversidade de Persas, os primeiros reconhecidos eram de cor sólida.

Personalidade:Inteligente e amigável

Pelagem e colaração:Longa e macia. As cores bastante variadas, estima-se que é possível encontrar em mais 100 cores diferentes e com uma vasta variedade de padrões.

Especificidade:Persas são famosos pelo temperamento gentil e afetuoso e pela índole caseira. Mesmo gostando de estar próximo aos tutores, lidam bem com a solidão, estes gatos não gostam de muita ação, embora brinquem de maneira encantadora se lhes oferecemos um brinquedo.

Longevidade média:10-17 anos

Características do tutor:Para o tutor de um Persa, a pelagem longa e espessa é prioridade. O cuidado com a pelagem deve ser diário para evitar que o pelo embarace e forme nós difíceis de remover.

Sociabilidade e atividade:Grande e baixa atividade

Interação com outros pets:Alta

Espaço:Pouco Espaço

Linha de produtos

Conheça os produtos indicados
para espécie do pet acima.