Guia de pet

Siamês | Siamese

Porte
Médio
Tamanho
15 - 20 cm
Peso
2,5 - 5,5 Kg

Resumo / Breve características:A elegância do corpo e a graça dos movimentos deram ao Siamês o título de “Príncipe dos Gatos” (por Fernand Méry), mas é o miado forte e a personalidade incomum que realmente o distingue. Em relação ao dono, ele se comporta mais como um cão do que como um gato, pois pode passear atado numa coleira e chega a exibir o comportamento típico de “ir buscar”. Gosta de ser acariciado, especialmente na zona do pescoço.

Sobre a raça: A história do Siamês inclui mais mitos e lendas do que fatos concretos, e a lenda “verdadeira” deste “Gato do Reino de Sião” perdeu-se no tempo. É considerada uma raça muito antiga, pois gatos com “pontos” escuros já apareciam no The Cats Book Poems, um manuscrito produzido que data o século XIV. Sendo assim, acredita-se que tenha surgido durante o Império de Sião, atual Tailândia. Os primeiros gatos Siameses conhecidos no Ocidente apareceram em exposições em Londres, na década de 1870. A raça fez uma longa viagem por diversos países o que fez com que surgissem algumas variações, hoje em dia há quatro variações do Siamês: Puro Ponteado, Tabby Ponteado, Tortie Ponteado e Curto Ponteado. Dentre as quatro variações, três foram desenvolvidas no Reino Unido, sendo elas Tabby, Tortie e Curto Ponteados.

Personalidade:Amigável, inteligente e divertido.

Pelagem e colaração:Curta e macia. Todas cores com uma variedade de padrões, sendo a cor sólida com padrão ponteado a mais popular

Especificidade:Extremidades escuras são uma característica da raça, entretanto todos os filhotes de Siameses nascem com uma pelagem clara e as pontas coloridas aparecem gradualmente, os tornando identificáveis por volta da 8ª semana de vida. A cor pode levar até mais de um ano para desenvolver-se completamente. Com um ego enorme e uma voz sonora, que usa para chamar atenção, o Siamês é o mais extrovertido dos gatos.

Longevidade média:15-20 anos

Características do tutor:Tutor que opte por raça muito companheira e fiel, lida bem com crianças e outros animais. Sendo assim, não é indicado para tutores que fiquem fora de casa por longos períodos.

Sociabilidade e atividade:Grande e ativo.

Interação com outros pets:Moderada

Espaço:Muito espaço

Parceiros

Conheça os criadores
e as ONGs parceiras da
PremieRpet®.

Inscreva-se

Conheça os criadores
e as ONGs parceiras da
PremieRpet®.

Linha de produtos

Conheça os produtos indicados
para espécie do pet acima.